domingo, 10 de outubro de 2010

Trabalhando o Trânsito


Percebendo uma grande necessidade de conscientizar a população sobre a importância de se ter um bom comportamento no Trânsito elaboramos um Projeto para trabalharmos com nossas crianças, uma vez que elas compartilham com seus familiares todo conteúdo estudado na escola. Desenvolvemos rodas de conversa sobre como se comportar no trânsito como pedestre ou motorista, falamos algumas regras,a importância do uso do cinto de segurança, o significado de algumas placas, o uso adequado das cadeiras para todas as idades, etc. Sabemos que foi apenas uma sementinha que plantamos, mas que sem dúvida irá florescer.

Projeto Trânsito Cidadão

Justificativa: Percebemos a enorme necessidade de tratar de assuntos relacionados ao trânsito com nossas crianças, uma vez que muitos acidentes podem ser evitados com um constante trabalho de prevenção, relacionando-se com atividades cotidianas que envolvam situações de trânsito.

Objetivos:
 Identificar pedestre, motorista e demais componentes do trânsito;
 Reconhecer algumas placas de trânsito e seu significado;
 Participar de brincadeiras que envolvam situações de trânsito;
 Identificar diferentes meios de transportes;
 Aprender a fazer o uso correto da faixa de pedestres e do semáforo;
 Utilizar os meios necessários para sua própria segurança e dos outros no trânsito.
 Perceber que simples atitudes podem salvar muitas vidas.
 Utilizar os aprendizados para conscientizar os familiares e amigos;

Atividades:
 Levar para sala imagens de diversos componentes do trânsito para apreciação da turma. Nomeá-los para que percebam que o transito é formado por diversas pessoas e coisas.
 Deixá-los manusear diferentes placas de trânsito para que possam levantar hipóteses de seus significados. Depois que tiverem explorado bastante falar o significado de cada uma e propor uma brincadeira de trânsito para pôr em prática o que aprendemos.
 Recortar de revistar diferentes tipos de meios de transportes e fazer um mural coletivo.
 Montar com as crianças uma faixa de pedestres e um semáforo para explicar a função de cada um e sua importância para nossa segurança.
 Explicar e mostrar a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para proteção de possíveis acidentes. Levar folhetos informativos para que possam levar para casa e entregar a família.
 Passar o vídeo infantil “De olho no Trânsito” para que possam perceber que pequenas atitudes podem ser muito importantes em nosso dia para estarmos seguros.
 Montar um mural coletivo com o que aprendemos e as atitudes corretas que devemos ter no trânsito.
 Jogos de trilha, jogo da memória e outros que trabalhem os conceitos de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário