domingo, 4 de setembro de 2011

Projeto "Formigas Trabalhadoras"

PROJETO DIDÁTICO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Escola: EMEI...
Professora: Keyla dos Reis Duarte Veríssimo      Nível Pré II
Período: Tarde
Área(s) de Conhecimento: Natureza e Sociedade
Tema do Projeto: Formigas trabalhadoras
Data da Elaboração: 25/072011               
Período de duração: 08/08/2011 a 11/11/2011

Justificativa: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, pois, as formigas tem uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos e filmes infantis) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.                                                                                  
  
Objetivo Social / Produto Final: Utilizar as informações e os conhecimentos adquiridos a respeito das formigas bem como as atividades desenvolvidas para exposição em Mostra Pedagógica.
  
Bibliografia:
ü       Ciência Hoje, Formigas: muito trabalho e muitas curiosidades, FNDE, Jan/Fev-2005.
ü       Ciência Hoje, Formigas-cortadeiras: trabalho pesado e organizado FNDE, Nov/2010.
ü       Insetos – Como observar e entender o fascinante mundo dos insetos, Ver de perto natureza.
ü       Ciência divertida e outros bichinhos, Rosie Harlow & Gareth Morgan, Melhoramentos.
ü       Descubra as formigas, Alejandro Algarra e Daniel Howarth, Ciranda Cu.ltural
ü       Eu amo insetos, curiosidades incríveis, Steve Parker, Ciranda Cultural.
ü       Reciclando com arte, bichinhos de jardim, Ivete Radda, Editora escolar.
ü       Sites diversos.
ü       Documentários sobre as formigas e outros insetos.
ü       DVDs.


CONTEÚDOS
HABILIDADES
ü       Manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
ü       Participar de situações de cuidado do ambiente por onde circulam;
ü       Conhecimento sobre pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;
ü       Conhecer alguns tipos de formigas, seus hábitos, necessidade vitais;
ü       Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
ü       Identificar um inseto;
ü       Conhecimento das mudanças ocorridas no ambiente, decorrentes da ação do homem e da natureza;
ü       Conhecer as mudanças que ocorrem no ambiente decorrente da ação do homem que afetam diretamente esta espécie;
ü       Conhecimento de algumas espécies da fauna e flora brasileira e mundial.
ü       Conhecer alguns animais pertencentes à fauna brasileira.


ATIVIDADES EM SEQUÊNCIA
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Atividade Desencadeadora: Observando as formigas.
OD. A professora levará os alunos ao jardim da escola e pedirá que observem se encontram algum bichinho. Chamará a atenção deles para as formigas que estiverem presentes por lá. Conversar com os alunos sobre elas para sondar o que conhecem. Registrará no blocão o que sabemos sobre as formigas e o que queremos aprender. Questioná-los sobre o que podemos fazer para aprender mais sobre as formigas.
1- Pesquisa extraclasse.
OD. A professora enviará para casa uma pesquisa sobre as formigas, solicitando que sejam enviadas para sala informações diversas e figuras de formigas.
2- Socialização da pesquisa.
OD. Em roda as crianças apresentarão o que trouxeram e juntas com auxílio da professora irão montar um cartaz coletivo com essas informações.
3- DVD A cigarra e a formiga.
OD. A professora passará o filme “A cigarra e a formiga” e depois levantará questionamentos com as crianças sobre a organização e o trabalho no formigueiro. Fará leitura de textos informativos dobre organização e trabalho no formigueiro.
4- Cartaz informativo.
OD. A professora será escriba do cartaz informativo sobre como é o trabalho das formigas no formigueiro a partir das informações obtidas no texto lido. Mostrará por imagem a hierarquia do formigueiro.
5- Vídeo: O Mundo Secreto das formigas.
OD. A professora colocará um vídeo contendo informações diversas sobre as formigas. Após assistirem fará uma roda de conversa para discutir o que aprenderam. A professora irá registrar as falas das crianças para depois montar um cartaz com as novas descobertas.
6- Alimentação das formigas.
OD. Conversa dirigida sobre o que as formigas comem. Levantar questionamentos. Ler texto informativo, relembrar informações do vídeo. Montar cartaz.
7- DVD: Smilinguido: A invasão.
OD. A professora passará o filme para que assistam e depois reflitam sobre o que aconteceu, porque o formigueiro foi inundado? Conversar sobre a importância do trabalho coletivo realizado pelas formigas e seu exemplo para nós.
8- O ninho e o Ciclo de vida da formiga.
OD. A professora apresentará através de imagens como é o ciclo de vida das formigas e o seu ninho.
9- Anatomia da formiga.
OD. A professora apresentará através de imagem como funciona a anatomia externa e interna da formiga.
10- DVD: Lucas – Um intruso no formigueiro.
OD. A professora trará o filme para que assistam e depois reflitam sobre o mesmo. Após irão representar desenhando a parte que mais gostaram.
11- Conhecendo a formiga Saúva.
OD. A professora passará um vídeo informativo da Saúva e depois farão um cartaz informativo com as características dessa formiga.
12- Conhecendo a formiga Lava pés.
OD. A professora trará uma imagem dessa formiga e informações sobre a mesma pra elaborarem um cartaz informativo.
13-Conhecendo a formiga Louca.
OD. A professora trará uma imagem dessa formiga e informações sobre a mesma pra elaborarem um cartaz informativo.
14- Conhecendo a formiga Cabeçuda.
OD. A professora trará uma imagem dessa formiga e informações sobre a mesma pra elaborarem um cartaz informativo.
15- Construindo um formigueiro.
OD. A professora apresentará para os alunos as instruções e materiais que usarão para confeccionar um formigueiro. Falará sobre o que representa cada parte, para que serve. (Antes solicitará a estagiária Luciene que consiga um formigueiro em seu sítio para colocar na sala no local que será feito pelos alunos). Explicará que depois que observarem irá devolver as formigas ao seu ambiente natural. A professora colocará as formigas no ambiente preparado com os alunos.
16/18/20- Observando o formigueiro.

18- DVD: O Brasil é o bicho: Saiba mais sobre as formigas.
OD. A professora orientará os alunos a observarem o formigueiro, verificar o que mudou, como está à organização, etc. Após a observação irão desenhar o que observaram.
OD da aula 18- As crianças assistirão ao vídeo informativo e poderão observar que conforme o homem destrói o ambiente ocorre um desequilíbrio natural e por esse motivo às vezes algumas formigas podem invadir nossas casas e causar prejuízos às plantações.
17- Curiosidades sobre as formigas e sua importância.
OD. A professora lerá alguns textos informativos sobre a importância das formigas para o meio ambiente e trará algumas curiosidades sobre as formigas. Montar cartaz informativo.
19- Formigas perigosas.
OD. A professora apresentará imagens de algumas formigas que são nocivas às pessoas e que podem até mesmo levar a morte por sua picada venenosa. Montar cartaz informativo.
21- DVD: O mundo secreto dos Jardins.
OD. A professora colocará um vídeo informativo sobre vários bichinhos de jardim para que as crianças observem que além das formigas outros bichinhos fazem parte de nosso jardim. Explicar o que é um inseto. Mostrar bichinhos de plástico para observarem diferenças e semelhanças.
22- Controle e prevenção de formigas domésticas / DVD Chico Bento: O causo das formigas.
OD. Assistir ao vídeo do Chico Bento e depois montar um cartaz informativo sobre como obter medidas preventivas para o controle de formigas domésticas.
23- Registro do que os alunos aprenderam, com o projeto.
OD. A professora colocará os alunos em roda e conversará sobre o que estudaram no projeto deixando que relatem suas descobertas. Tudo será registrado em sulfite para que possam comparar com que já sabiam anteriormente com o que aprenderam.
24- Organização dos materiais para a Mostra Pedagógica.
OD. A professora junto com os alunos irá preparar o que será exposto na Mostra Pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário